sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Quiche Lorraine de Frango (minha receita)


Massa:
1 xícara de farinha de trigo (peneirada)
100 gr de ***manteiga (eu uso manteiga gelada) cortada em pedacinhos
Pitada de sal
1 gema.

*** a manteiga pode ser com sal ou sem, mas se for utilizar a com sal... não exagere, já que vc irá acrescenta a pitada.


Modo de Fazer:

Numa bacia coloque a farinha de trigo, sal, gema e a manteiga. Com o calor da mão ela vai misturando bem com os outros ingredientes.

Recheio:

1 peito de frango cozido e desfiado (cozinhei num caldo com sal, pimenta do reino, um 1 colher de (sopa) de vinagre, 1 colher (sopa) de shoyo e 3 folhas de louro)
½ Cebola bem partidinha
1 dente de alho amassado
sal (não exagere, já que o frango já foi temperado)
pimenta do reino (não exagere, já que o frango já foi temperado)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo, dissolvida em uma xícara de leite.
2 colheres (sopa) de salsa
1 colher (sopa) cebolinha

Modo de Fazer:

Numa panela coloque um pouco de óleo e um pouco e manteiga, acrescente o a cebola e o alho. Coloque o frango, pimenta e o sal, refogue bem. A cebolinha e a salsa, dissolva a farinha com o leite e acrescente ao frango, misture bem e veja se necessita um pouco de sal. Observe se esta cremoso, feito isso desligue o fogo e deixe esfriar para acrescentar a massa.
A massa é fina.

Nota: Esta massa dá para 2 caixinhas de alumínio (até para as tampas), caso utilize a forma de quiche, somente 1 forma (fundo e tampa). Quiche de queijo não leva tampa.


Dica: Com a clara que irá sobrar, fure com garfo a forma da massa crua, e pincele levemente com a clara, leve no forno por 5 minutos, forno baixo. Isso fará com que a clara “impermeabilize” a massa, e não deixará a massa crua , quando receber o recheio.

Recheio: Eu gosto muito de palmito com presunto cozindo.