segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Bolinho de bacalhau


Eu AMO bolinho de bacalhau, também neta de portugueses.
Mas, o bolinho para ser igual ao de restaurante, tem uns segredinhos.
Quer saber?

1) Segredinho: Nunca use batata comum (chamada inglesa), use a batata asterix, mais conhecida como batata rosa de casca avermelhada.
Uso para pães, focaccias, pizza... a diferença você nota quando evita de usar tanta farinha, e o resultado final, é um produto sem gosto de farinha. Podem comprovar.

Para falar a verdade, tem receita que nem farinha eu uso... esta batata dá o ponto exato.

2) Segredinho: Você quando vai fazer bolinho de bacalhau, descasca a batata e coloca na água com sal para cozinhar, não é?
ERRADO...
O que você terá que fazer??? Pegue a quantidade de batata sugerida pela receita, e fure com um garfo, todas as batatas com casca (Importante que você faça varios furos).

As batatas já estão com furos, ok... vamos colocar um pedaço de papel absorvente no microondas e colocar as batatas sobre este papel. Coloque na potência alta por 1 minuto, faça isso varias vezes... acredito que deva fazer de 14 a 16 minutos, sempre parando em 1 minuto.

Quando você perceber que as batatas estão macias, com **CUIDADO porque elas estão iguais a uma "bomba relógio", retire do microndas e coloque numa vasilha.

Deixe esfriar um pouco e depois começe a descascar... as batatas ainda devem estar mornas para facilitar.
Retirou as cascas, junte com os ingredientes.
Posso garantir se fizer desta forma, ficará igual aquelas que comemos em restaurante chique...

Ingredientes:
1kg de bacalhau dessalgado ***
1kg batata rosa cozida
2 gemas
2 colheres (sopa) azeite
1 cebola ralada
1 colher (sopa) amido de milho (eu não uso. Mas, precisando use)
1/2 xícara (chá) salsinha picada
óleo para fritar
*** Deixe dessalgando, por 24 horas. Troque a água umas 3 ou 4 vezes. Mas, não tire completamento o sal, para que o bacalhau ainda tenha gosto, isso é importante.

Modo de Fazer:

Faça um refogado com o azeite, a cebola e o bacalhau.
Deixe esfriar, junte as batatas, acrescente as gemas, o amido de milho e a salsinha picada, sovar bem a massa, enrolar e fritar em óleo quente.