sábado, 10 de outubro de 2009

Vichyssoise (sopa / creme de batata)

Alho -poró

Salsão ou Aipo


AMO, AMO, AMO o Vichyssoise.
Mas, a primeira vez que provei foi no meu curso de cozinha no Senac.
E fui tentar fazer em casa, como estava atarefada, pedi ao meu pai para ir ao mercado e me comprar alho-poró da receita original.
Bem, ele confundiu e chegou em casa com um "salsão ou aipo",
como já estava tarde, fiz com salsão mesmo...
Para minha surpresa, ficou mais gostoso que feito com alho-poró...
Existem trocas, que são melhores...

A vichyssoise é uma sopa de estilo culinário francês, feita à base de alho-porro, cebola, batata, natas e caldo de galinha. Os ingredientes são reduzidos a puré, que é tipicamente servido frio.

Ingredientes:

1½ xícara (chá) de alho-poró cortado em rodelas (parte branca)
Noz-moscada a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de ciboulette picada
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
½ litro de caldo de frango
2 batatas grandes descascadas, em cubos
50 g de manteiga sem sal
1 cebola pequena finamente picada

Modo de Fazer:

Refogue a cebola e o alho-poró na manteiga até ficarem "transparentes".
Acrescente a batata e o caldo de frango. Cozinhe até a batata ficar macia (cerca de 15 minutos após a fervura) e bata tudo no liquidificador.
Retorne ao fogo baixo.
Junte o creme de leite, acrescente o tempero com as especiarias e sirva imediatamente decorando com a ciboulette.

Sirva qunte ou gelado (Eu amo das dus formas)