sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Coq au Vin


A receita da (foto) fizemos no curso Senac - Riachuelo/RJ
A receita abaixo, eu já fiz e ficou realmente muito bom.
As duas receitas são divinas!
O diferencial sempre será a qualidade do vinho.
Vale a pena!!!

Historia:
Diz a lenda que o coq au vin (galo no vinho) é uma velha receita da Auvergne, antiga província francesa da época do império romano. Sua origem remonta a Júlio César, que conquistou a Auvergne entre os anos 58 e 51 a.C, durante a campanha da Gália.

Conta a história que uma tribo gaulesa estava sitiada pelo exército de César e seu chefe, para debochar, a ele mandou um galo magro, combativo e agressivo como testemunho da determinação dos gauleses. Alguns dias depois, durante uma trégua, o general convidou o chefe da tribo gaulesa para uma refeição em que lhe foi servida uma deliciosa ave banhada de um untuoso molho vermelho. Tendo se deliciado, o gaulês perguntou a César que iguaria era aquela. Ele lhe respondeu que se tratava do seu galo, marinado no vinho e cozido lentamente!

Mas foi a Borgonha, terra de comidas deliciosas e vinhos magníficos, que consagrou o coq au vin como uma de suas mais caras especialidades regionais.

As enciclopédias culinárias falam pouco do coq au vin, mas sua popularidade internacional é grande. O escritor belga Georges Simenon (1903-89) colaborou bastante para difundi-lo. Ele inclui o prato nas especialidades que a Sra. Maigret fazia para o marido, protagonista de seus romances policiais.

O que mais impressiona neste prato são o aroma e o sabor maravilhoso. Já foi preparado com galo velho, que não servia mais como reprodutor e cuja carne só amaciava após demorado cozimento; hoje em dia, usa-se mais frequentemente frango caipira ou galinha.

No Le Triskell, o coq au vin é preparado com coxas e sobrecoxas de frango caipira, que é deixado marinar por quatro dias no vinho tinto. Ele é servido na sua apresentação clássica, isto é, com osso e a pele bem queimadinha, acompanhado de talhatelli na manteiga.

Ingredientes:

1,8kg de frango (em pedaços)
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
3 colheres de (sopa) de manteiga sem sal
100g de bacon em cubos
4 cebolas pequenas cortadas em quatro
1 alho-poró pequeno cortado em rodela finas
2 cenouras em rodelas grossas
3 dentes de alho amassados
1 talo de salsão ou aipo picado
3 folha de louro
2 colher de (sopa) de salsa picada
1 colher de café de tomilho
1 garrafa de vinho tinto (marca de confiança)
2 xícaras de (chá) de cogumelo
1 colher de (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara de (chá) de conhaque
2 colheres de (sopa) de cheiro verde picado

Modo de Fazer:

Corte o frango em pedaços de 5cm e tempere com sal e pimenta.
Leve ao fogo brando a manteiga até que derreta.
Aumente o fogo e junte o frango e deixe dourar.
Acrescente o bacon e frite bem até dourar, mexendo de vez em quando.
Junte a cebola, o alho-porró e a cenoura.
Misture bem.
Acrescente o alho, o salsão, ao louro, a salsa e o tomilho.
Junte o vinho e deixe cozinhar em fogo brando com a panela semi-destampada por 30 minutos ou até que tudo esteja cozido e macio.
Retire o frango e os legumes da panela.
Cozinhe o cogumelo no caldo. Retire-o e reserve. Junte a farinha no caldo previamente dissolvida no conhaque e sobre fogo brando, mexa até que a mistura tome corpo. Acrescente o frango, o cogumelo, os legumes e deixe aquecer bem.
Sirva em seguida polvilhado com o cheiro verde.

Tempo de Preparo : 2h
Rendimento : 8 porções