quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Herbes de Provence ou Ervas de Provence


Eu particularmente uso muito nos cardápios que preparo.
Tem um sabor maravilhoso, com carnes e pães.

Historia:
As colinas do sul da França são pródigas em ervas aromáticas e elas marcam forte presença na cozinha da região, conhecida como Provence.
O toque do louro, do manjericão, do tomilho, do alecrim, da salsa, do orégano, da segurelha, do estragão, da menta e da manjerona, entre outras, sempre seduziu os visitantes do lugar, que se acostumaram a voltar para casa com mudas daquelas plantas especiais. Mas nem todos os climas as recebem bem e, por isso, alguém teve a idéia de secá-las e industrializá-las para agradar aos turistas. As chamadas ervas de Provence só passaram a ser vendidas em conjunto, desidratadas e com este nome a partir dos anos 1970. E são conhecidas assim principalmente fora da França.
Como acontece com as massalas indianas, para as quais cada cozinheiro tem sua fórmula, não há uma receita padronizada para o mix francês.
Tradicionalmente, inclui manjericão, louro, manjerona, alecrim, segurelha e tomilho. Raspas de casca de laranja às vezes são adicionadas, assim como lavanda.
De modo geral, a combinação resulta em sabor relativamente adocicado, picante e mentolado. Muito usada para temperar peixes, carnes e vegetais, a mistura geralmente é adicionada durante o cozimento, pois é a melhor maneira de capturar o seu sabor. Pode também temperar azeites, que ficam ótimos em pratos típicos da região mediterrânea ou simplesmente regados sobre frango e peixe grelhados, acompanhados de tomate, batata e azeitonas. O conjunto de ervas faz ótimo efeito, ainda, em molhos para pizza, sopas, omeletes, legumes refogados, carnes de caça e espetos de carne ou frango. Embora seu uso mais interessante seja nos pratos quentes, nada impede que entre em temperos para salada e seja polvilhado sobre queijos.

Saúde:
É ruim para
Pessoas imunodreprimidas, em especial quando consomem as ervas compradas a granel e em pratos não cozidos. Nessas condições, elas podem estar contaminadas.

É bom para:
Estimular o apetite e substituir o sal na alimentação de hipertensos, já que seu aroma pronunciado engana o paladar, escamoteando um pouco a ausência do sabor salgado.

Como se escolhe:
Ervas de Provence são vendidas em supermercados e em lojas de temperos, quase sempre embaladas em vidros ou em sacos plásticos. Veja se estão bem secas e soltas, com coloração verde-oliva. Evite se as folhas estiverem muito desbotadas ou escuras demais ou, ainda, se notar presença de umidade e mofo. Marcas importadas podem trazer as ervas embaladas em potes de cerâmica que, além de charmosos, são mais eficazes para protegê-las da perda de aroma. Se não encontrar o mix pronto, compre ervas secas de boa qualidade e faça a mistura em casa. Guarde em vidro escuro bem tampado e longe da luz.

Fonte: Portal Caras

Pesto Genovês (pesto alla genovese)


Sabe quanto é o preço do Pesto Genovês, um vidro de 190g?
Uns R$ 23,00 até 27,00...
Porque não fazer em casa?

Historia:

Pesto tem sua origem no verbo "Pestare" que significa esmagar, amassar.
Ao invés de usar o liqüidificador para triturar os ingredientes, faça o molho com o método tradicional, use o "mortaio" (pilão), dá um pouco mais de trabalho mas o resultado é muito superior. Você pode aproveitar a ocasião e preparar uma quantidade maior para usar em outras receitas. O Pesto pode ser conservado em geladeira, desde que acondicionado em recipiente hermeticamente fechado e coberto com uma fina camada de azeite.
Perfeito sendo utilizado utilizado em vários tipos de massas, nhoques, lasanhas, tagliatelle, spaghetti, penne.
Eu Particularmente AMO como sanduiche.

Ingredientes:

1 maço de manjericão (lavado e seco)
100g de pinolis *
100g de queijo pecorino processado **
1 dente de alho
⅔ xícara (chá) de azeite extra-virgem (boa qualidade)

* Não uso o tradicional Pinolis, uso a castanha de caju.
** Não uso queijo pecorino, uso o parmesão.

Modo de Fazer:
Com o auxilio de um processador (è mais pratico e melhor que liquidificador) coloca-se o alho, o manjericão, os pinoles, o queijo e o azeite.

Nota: Eu uso um poquinho de erva de provence, no processador.